O SPDA é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, em outras palavras, sistema de proteção contra a incidência direta de raios nas estruturas.
Os SPDA são instalados em edificações (estruturas) para captar e direcionar a energia do raio á “terra”, de forma rápida e mais segura possível, evitando ou minimizando maiores danos.
O seu percurso ocorre da seguinte forma:
No topo dos prédios, existem os captores (equipamentos que compõe o SPDA), que são responsáveis por oferecer a “porta de entrada” para as descargas atmosféricas. Por isso, eles precisam estar no ponto mais alto da edificação.
Após os raios atingirem os captores, a corrente elétrica é direcionada para as decidas.
Essas decidas são condutores metálicos que ficam dentro da estrutura (descidas naturais) ou externas, na lateral da edificação, conduzindo ás correntes elétricas em direção à terra.
Por fim, as correntes elétricas, via eletrodo de aterramento, são dissipadas no solo.
Vale lembrar que o sistema não impede que o raio caia, mas oferece um caminho mais propício para sua captação, condução e dispersão evitando maiores danos nas edificações e nas instalações.
Por que ter um Sistema SPDA?
Com um sistema SPDA você evita ou ameniza maiores situações de risco.
Afinal os raios geram uma descarga de energia elevada, afetando a tensão e a corrente, queimando, por vezes, equipamentos elétrico-eletrônicos.
Podem causar curto-circuito e incêndios, capazes de ceifar vidas, mesmo em ambientes internos. E no caso de empresas, hospitais, indústrias, condomínios e residências, o raio pode causar danos irreversíveis, fazendo com que todo o patrimônio seja perdido em questão de segundos.
Quando utilizar o SPDA?
Á luz da NBR 5419:15, primeiramente, é importante fazer uma “análise” dos riscos a que a edificação está sujeita.
Já em algumas situações o sistema pode ser uma exigência das autoridades constituídas. Condomínios, lugares com muita movimentação de pessoas, instalações comerciais e industriais, prédios de uso coletivo, depósitos de explosivos e inflamáveis são edificações típicas que requerem a implantação do sistema.
A NR-10 (norma que comenta sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade), exige que estabelecimentos com carga instalada superior a 75kW, também utilize desse sistema.
Vistorias e manutenções:
É importante que as vistorias e manutenções sejam feitas periodicamente. A Norma estabelece períodos e tipos de inspeções. Variam deste semestrais até trianuais.
Caso você seja síndico de um condomínio, fique atento aos prazos para se resguarda de “aborrecimentos” decorrentes.
Preciso de um sistema SPDA:
Agora que você já sabe da importância do SPDA, a Exorta Engenharia pode te ajudar na determinação, implantação e/ou manutenção do sistema.
Com uma equipe especializada, experiente e qualificada na área de “PDA” com base nas disposições da norma NBR 5419/15, garantimos uma instalação eficiente e confiável.
Realizamos:
- Projetos;
- Análise de Risco;
- Instalação e manutenção dos subsistemas de captação, descida e aterramento;
- Medição de resistividade do solo;
- Emissão de “Relatórios Técnicos”.
Se você percebeu que na sua empresa ou condomínio não há SPDA, ou se está incerto quanto as condições do mesmo, entre em contato conosco:
EXORTA ENGENHARIA Telefone: (11) 4748-2731
Siga nossas redes sociais:
Facebook I Instagram I LinkedIn
ACESSE NOSSO SITE: